Eu provavelmente não preciso explicar quem são “Calvin e Haroldo” para ninguém por aqui, certo? Quem já abriu um jornal, provavelmente  deve ter visto alguma das fantásticas tirinhas sobre um garoto imaginativo e seu tigre de pelúcia.
Sobre a qualidade das tirinhas, não tem muito o que dizer.
Seria como me pedir para escrever sobre como o Henry Cavill é bonito: eu posso passar dias elogiando, mas qualquer descrição vai ser insuficiente para explicar o quão boa a coisa de verdade é.
Mas um atestado, para mim, da qualidade do trabalho do cartunista Bill Watterson é o seguinte: alguns dos melhores e mais certeiros questionamentos que já vi de “por que as coisas são como são?” vieram de tirinhas do “Calvin”.
E parece que eu não sou a única a pensar desta forma: o quadrinho vai ganhar uma homenagem merecida, em um documentário sobre seu impacto cultural, intitulado “Dear Mr. Watterson” (“Querido Sr. Watterson”), com estreia marcada para o dia 15 de novembro, nos Estados Unidos.
Como Bill Watterson é famoso por ser um recluso que não dá entrevistas, é improvável que vejamos qualquer comentário do autor no filme em si – o fato de ele não aparecer no trailer do filme confirma esta teoria.
Ao que tudo indica, o documentário vai ser, na verdade, uma grande homenagem de fã, mesmo, aos quadrinhos de “Calvin e Haroldo”. Ou seja, provavelmente, como no caso deste post, não devemos esperar objetividade dos realizadores.
Mesmo assim, estou curiosa para ver o resultado final. Só não sei qual documentário eu queria ver mais: este ou o do Studio Ghibli.