quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Com 10 anos de existência, Orkut ainda atrai usuários no Brasil

Com 10 anos de existência, Orkut ainda atrai usuários no Brasil

Sabe aquelas fases radioativas de Fallout 3, em que só há mosquitos numa terra desolada e inóspita? O Orkut está mais ou menos assim hoje em dia – vazio, sem circulação, rodeado por mosquitos, mas vivo. E, completando 10 anos de existência, a rede social criada pela Google em 2004 continua a atrair usuários no Brasil.
Cerca de seis milhões de novos integrantes entraram na rede no ano passado, de acordo com pesquisa realizada pela empresa de consultoria ComScore.

Orkut: uma das redes sociais mais pioneiras do Brasil

Certamente você, internauta, que está lendo isso aqui agora, já teve um cadastro no Orkut. De repente ele até está lá ativo e você pode desenterrar umas fotos esquecidas lá. O fato é que, enquanto esteve no topo da cadeia das redes sociais, o Orkut chegou a ter 40 milhões de contas ativas – número que chegou a representar quase metade da população brasileira com acesso à internet à época.
O advento de redes sociais como Facebook, Twitter e até mesmo MySpace foi crucial para que o Orkut perdesse seu lugar no pódio. Daí em diante foi queda livre, pois a rede segue perdendo usuários ano após ano, tanto que o visual é praticamente o mesmo de 2011. Ou seja, o Orkut está literalmente largado – a própria Google indica que o usuário deve fazer login no Google+, um possível “sucessor espiritual” do Orkut.

Você sente saudades?

Lembra-se das comunidades? “Amo viajar”, “adoro video games” ou “Chapolim eterno”, entre tantas outras? E a sorte do dia, que trazia uma frase diferente diariamente? Sem falar que era possível checar quem visitou o seu perfil e participar de diversas discussões.
Enfim, isso durou até meados de 2007 ou 2008, quando o Facebook definitivamente iniciou seus planos de dominação global.
Você sente saudades do Orkut?
Fonte:ComScore

Nenhum comentário: