Tem horas em que um homem precisa ficar bravo para colocar as coisas em ordem. Mesmo se ele for um senhor japonês de 73 anos de idade, conehcido por sua sensibilidade artística e bom coração. Pois é, o gentil nome por trás das animações dos Studios Ghibli, Hayao Miyazaki, tem algo a dizer para os criadores de anime das novas gerações!
Em uma entrevista para um canal japonês que ainda não foi ao ar, o diretor de animações incríveis como “A Viagem de Chihiro” e “Meu Vizinho Totoro” deixa clara sua opinião sobre o que acontece na indústria de anime atual, enquanto desenha uma garota e fuma seu cigarro:
Reprodução / livedoor.jp
Ele diz que para fazer ilustrações como a que está criando é importante poder dizer para si mesmo “Sim, garotas como esta existem na vida real”. Adiciona que se não usar tempo olhando gente de verdade não tem como fazer isso, porque nunca vai ter visto. Ele acha que algumas pessoas passam a vida apenas interessadas nelas mesmas, e que quase todas as animações japonesas são produzidas praticamente sem base em observações a pessoas reais. Ou seja, são produzidas por humanos que não aguentam olhar para outros humanos, e é por isso que a indústria está cheia de otakus (termo usado para fãs de animes e mangás, que pode ter teor pejorativo dependendo de como for usado, algo como “bitolado” no contexto japonês).
Reprodução / livedoor.jp
Ouvir isso é algo para se considerar, especialmente vindo de alguém que têm como marca criações absolutamente fantásticas, mas que trazem personagens que revelam tanta humanidade em suas almas através de suas aparências e gestos sutilmente criados. Parece uma crítica severa, mas precisa, para animes que ficam apenas na superficialidade de figuras simplistas. Hayao Miyazaki ficou bravo!