quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Mangá de Bleach entra em seu arco final.

Essa semana uma notícia surpreendeu muitos. Tendo uma pausa de 3 semanas desde o final de seu último arco e suas páginas semanais na Shonem Jump substituídas pelo que foi chamado de Bleach: Reload & Reboot, uma série de entrevistas reveladoras concedidas pelo carismático autor Tite Kubo, nesta última semana foi publicada a notícia anunciando que o arco seguinte seria o final da série.

Para mim não foi surpresa, assim como para a maioria dos fãs mais ávidos da série, pois antes mesmo do começo da saga dos Fullbringers (atualmente no ar no anime exibido toda terça pela Tv Tokyo e último arco publicado no mangá), Kubo havia dito que só faria mais 2 arcos, um pequeno – referindo-se ao dos Fullbringers – e o último que seria um arco maior do que a saga Arrankar que durou aproximadamente 5 anos.

Há gente que especule que o final se deve a uma suposta ‘decadência’ que não passa de uma inverdade espalhada na guerrinha entre os fãs da trindade da Shonen Jump (One Piece, Bleach e Naruto). Decerto, Bleach não tem mais o gás de antes porque sua história evoluiu para um público diferente. As vendas continuam altas e Bleach é um dos mangas mais bem sucedidos da história da Jump.

O boato se intensificou pela substituição do horário do anime pelo especial de Rock Lee, de Naruto, exibido na mesma emissora e que a partir de abril, com o final da saga corrente de Bleach, entrará em seu lugar. Não há nada dito nem especulado sobre o cancelamento do anime. A maior especulação verdadeira é que ele, sim, mude seu horário, visto que não se encaixa mais para uma série exibida às 6 da noite, tendo sofrido diversas ‘adaptações’, vulgas ‘censuras’ em certas cenas e situações.

E não é porque foi anunciado o final é que o manga durará mais 1 ano. O próprio Kubo anunciou – para lamento de muitos e alegria de outros XD – que o mesmo teria mais 10 anos, fechando 20 anos. A entrevista na qual ele revela isso foi concedida em 2010 então, não se preocupem: tem Bleach por, pelo menos, mais 8 anos.
Como fã eu acho que é o momento ideal para acabar o manga.

Nas entrevistas, Kubo revelou que todas as explicações devidas serão dadas e finalmente a história terá um desfecho definitivo, sem que haja nenhum ‘buraco‘ como muitos alegavam devido a lentidão da narrativa do autor.

Após concluir tudo que está pendente, não vejo hora melhor de encerrar uma série. Temos exemplos de mang[as que eram para ser concluídos em determinado tempo e, por pressão da editora, permaneceram em publicação, fazendo seus autores se revoltarem e darem finais até mesmo desleixados - vide YuYu Hakusho, no qual o último torneio foi praticamente 'cortado', pois o próprio autor, Yoshihiro Togashi, assumiu com suas próprias palavras: "Eu não aguento mais".

Kubo tem prazer no que faz e ele mesmo já assumiu que fazer algo que ele não gosta por dinheiro é um pecado. Acho que ele curte Bleach tanto quanto os fãs e já sente que está na hora de chegar a uma conclusão. Em meio a erros e acertos, creio que Bleach encerrará com grande estilo e realmente espero que surja um manga tão carismático e envolvente para ocupar o vazio que ele deixará na trindade da Shonen Jump, assim como Naruto, outro grande manga que está se despedindo.

Nenhum comentário: