Adaptar um videogame para o cinema é sempre um trabalho complicado. Afinal de contas, os games da atualidade possuem muitas horas de duração, onde os roteiristas podem pintar e bordar na hora de elaborar um roteiro.
Na hora de converter toda esta narrativa para as telonas, nascem vários problemas. É difícil comprimir mais de 60 horas de enredo em um filme de pouco mais de duas horas de duração. Assim, a escolha de um bom roteirista se faz necessária.
Uma das adaptações mais badaladas da atualidade é “Mass Effect”, baseada na série homônima de ficção científica, que possui alguns dos fãs mais dedicados de que se tem notícia. Inicialmente, se roteirista seria Mark Protosevich (“Eu sou a Lenda”, “Thor”), mas agora, parece que outra pessoa conseguiu este cargo.
O incumbido da missão é Morgan Davis Foehl. Ele trabalhou como editor assistente em diversas produções (“Eu os Declaro Marido e… Larry”, “Click”) e tem alguns roteiros em seu nome, como o thriller “Whatever Gets You Through The Night”. Ele iniciará um novo roteiro do zero e não reaproveitará nada do que Protosevich fez. Se isso é uma boa notícia, teremos de esperar para saber.
É difícil prever o sucesso desta adaptação nos cinemas. Por um lado, “Mass Effect” possui uma base de fãs gigantesca e dedicada. Por outro lado, os mesmos são muito vocais. Quando ficaram insatisfeitos com o final da trilogia, protestaram por semanas na internet, até que os criadores do jogo lançaram uma versão melhorada do desfecho para download gratuito na rede. Se não gostarem do filme, eles serão os mais barulhentos na hora de protestar.
Felizmente, o universo da série é muito rico em detalhes e oferece muito material para um roteirista trabalhar. Só vamos esperar que Davis saiba onde procurar.