segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

HTC reafirma compromisso com o Windows Phone e descarta ligação com o COS

A primeira coisa importante a saber sobre isso é: afinal de contas, o que é o COS? COS é um sistema operacional para smartphones e tablets baseado em um fork do Android criado pelo próprio governo chinês para “combater” a invasão estrangeira. E estamos falando dos “invasores” Apple, Google e Microsoft no mercado de tecnologia.
COS sistema operacional chinês smartphones
O projeto é uma joint entre o governo, a empresa Shanghai Lianting e o Instituto de Software da Academia Chinesa de Ciências e a sigla do sistema significa “China Operating System”. Ele deve ser até mesmo expandido em breve para PC’s e Smart-TV’s. Segundo informações, o sistema na verdade é baseado no Linux, porém, basta uma rápida olhada para perceber que o Android está bem presente no sistema (veja o vídeo abaixo).

 
Depois de conhecer um pouco o COS e assistir o vídeo, podemos ver claramente que um dos aparelhos que aparece rodando o COS é um HTC One, porém, em nota oficial, a HTC, que é uma empresa taiwandesa, reafirmou seu compromisso com seus atuais parceiros Google e Microsoft e que não comenta especulações sobre outros sistemas. Isto é, o governo chinês usou um HTC One para promover o seu S.O., porém, a empresa não tem planos de lançar modelos com o COS. Vai entender então o que o governo chinês está fazendo.
COS sistema operacional chinês smartphones img2
Mas enfim, o que podemos tirar proveito dessa informação é que a HTC não desistiu de investir no Windows Phone. Faz um tempo que não vemos novidades da marca, porém, se eles ainda mantêm a parceria, quem sabe veremos algum modelo novo este ano com o Windows Phone 8.1.

Nenhum comentário: