quinta-feira, 3 de abril de 2014

Cortana revelada: a resposta da Microsoft para a Siri da Apple está aqui


A Microsoft revelou diversas informações significativas no evento Build 2014, como as novidades do Windows 8.1 Update e o retorno do Menu Iniciar.
Além desses dados, também foi anunciado com maiores detalhes algo que os donos de Windows Phone já esperavam por um tempo: a assistente pessoal de voz do SO, batizada de Cortana. O nome é uma referência à personagem de inteligência artificial existente na série de jogos Halo.
No anúncio do serviço, a Cortana foi definida como a primeira verdadeira assistente pessoal de voz nos aparelhos mobile, fazendo clara referência aos principais concorrentes do mercado: Siri, da Apple, presente nos iPhones e iPads e o Google Now, presente nos dispositivos com Android.
Pesquisas com assistentes pessoais reais foram realizadas pela Microsoft para criar o estilo de comunicação da Cortana, que sempre pode aprender com o usuário do Windows Phone quais são seus gostos pessoais e as pessoas mais importantes da lista de contatos. Além disso, ela também possui uma personalidade própria estabelecida – alguém se lembra do filme Ela?
Cortana revelada: a resposta da Microsoft para a Siri da Apple está aqui(Fonte da imagem: Reprodução/Twitter)
A Cortana é capaz de realizar ações simples, como criar lembretes ou abrir o Twitter ou o Facebook através de comandos de voz, assim como outras funções. Caso deseje, você também pode se comunicar com a Cortana por texto, se você não puder conversar com ela em voz alta – por exemplo, em reuniões ou em um teatro.
Com suporte provido pelo Bing, as pesquisas da Cortana são todas direcionadas ao site da Microsoft – não é permitido configurar o Yahoo! ou o Google aqui. A assistente pessoal pode funcionar como uma verdadeira central de buscas, sendo que um app do serviço pode ser acessado na Home Screen. Além disso, ela pode aprender com os lugares visitados por você e suas pesquisas, realizando recomendações com base no seu histórico.
Um dos diferenciais do serviço é que a Cortana consegue responder perguntas sem que sejam inteiramente completas e claras, realizando um tipo de diálogo com o usuário. Outra novidade interessante é que os desenvolvedores poderão fazer uso da Cortana ao estender suas funções aos apps, integrando esses softwares. O visual da assistente pessoal é bem simples, composto por circulo que pode ser configurado em várias cores e que é rodado quando as pesquisas são realizadas.
Vale ressaltar que o produto está em fase Beta, porém que já parece ser bastante promissor segundo os testes realizados até o momento– sem dúvidas, uma adição bastante interessante para os donos de dispositivos com Windows Phone. Não se sabe ao certo em que mês a Cortana estará disponível para os usuários do WP com o próximo update do SO.

Nenhum comentário: