quinta-feira, 10 de julho de 2014

Fim do suporte ao Windows Phone 7.8 está bem próximo, fique atento!

O fim está se aproximando… fique atento… a Microsoft anunciou, melhor dizendo, lembrou que o fim do suporte oficial ao Windows Phone 7.8 está se aproximando. O dia “D” será 9 de setembro, que será quando o ciclo de 18 meses de suporte prometidos para essa versão do S.O. se encerra.
windows-phone-update
Na prática isso impactará bem pouco no cotidiano de quem usa algum Windows Phone com essa versão, pois, o fim do suporte implica que a Microsoft não lançará mais para ele nem atualizações de segurança, muito menos novidades. Então o sistema ficará vulnerável a vírus? A princípio não, mas, daqui há algum tempo sim. Isso se algum hacker tiver interesse em capturar informações de alguém que use a plataforma e crie um vírus para isso, o que é bem pouco provável de acontecer.
Hoje menos de 17% dos usuários de algum aparelho com Windows Phone usam a versão 7.8, então o impacto do fim do suporte atingirá a minoria dos usuários da plataforma. Com relação aos apps, dependerá apenas dos desenvolvedores continuar lançando ou não atualizações compatíveis com o Windows Phone 7.8.
Windows Phone 78 usuários ativos
Ele que foi criado para suprir uma necessidade de quem tinha um Windows Phone 7.5 na época do lançamento do Windows Phone 8, terminou na verdade sendo considerado pela maioria como sendo um acalento para os enfurecidos usuários “Beta” da primeira versão do sistema, e mesmo que colocados lado observando que era impossível notar grandes diferentes entres as duas versões do sistema, todo esse desagrado começou depois que vazaram informações de que a Microsoft já construía o Windows Phone 8 mesmo antes de lançar o 7 no mercado, o que deixou a comunidade temerosa com a versão 8.0.
Devemos ter medo da Microsoft fazer isso de novo? Dessa vez não. Até porque eles ampliaram o suporte de 18 para 36 meses, o kernel do Windows Phone 8 é o mesmo do Windows RT/8, o que o torna um sistema muito mais “atualizável”, e de uma maneira em geral, eles sabem que se fizerem de novo a casa vai cair.
Quem tem um Windows Phone 8 da primeira geração já sente que as coisas estão sendo diferentes, pois, desde a primeira aparição do Lumia 920, do HTC 8X e do Samsung Ativ S, que foram os primeiros da fila, isso ainda entre outubro e dezembro de 2012, que a Microsoft atualiza todos os modelos da serie 8.0, e já prometeu que todos os atuais modelos poderão ser atualizados para o Windows Phone 8.1. Antes dele já tivemos 3 atualizações (Update 1 ou GDR1, 2 e 3).
Já que o suporte começa a contar do lançamento de uma nova versão do software e não do modelo, a conta é: pegue a data do lançamento do Windows Phone 8.1, some a isso 36 meses e você saberá até quando o seu aparelho terá suporte oficial.
Isso não significa que ele poderá ser sempre atualizado para a versão mais recente do S.O., são duas coisas diferentes. Caso surja algum update que necessidade de um novo hardware para funcionar, ai sim o seu aparelho ficará de fora, porém, ele receberá atualizações de segurança e tudo mais. Caso o update seja compatível com o hardware do seu aparelho, ele poderá atualizado, porém, pode apenas ficar sem ter acesso a funções que precisam de um hardware mais atual. É exatamente da mesma forma como a Apple faz com seus iPods, iPhones, e iPads.
Fontes: TechTudo e vNext:

Nenhum comentário: