terça-feira, 5 de agosto de 2014

Microsoft processa Samsung alegando descumprimento de contrato de patentes



Como todos nós sabemos, a Microsoft é dona de centenas de patentes essenciais para a fabricação de qualquer smartphone equipado com o sistema operacional Android – sendo assim, a companhia de Satya Nadella lucra bilhões apenas recebendo royalties das empresas que comercializam celulares com o SO da Google.
Contudo, ao que tudo indica, a sul-coreana Samsung simplesmente decidiu que não iria mais pagar um único centavo à companhia norte-americana, o que está resultando em uma disputa judicial entre ambas as empresas. Em uma postagem publicada ontem (1º) em seu blog oficial, a Microsoft afirma que entrou em um processo contra a gigante asiática alegando descumprimento de cláusulas de um contrato de patentes – de acordo com o relato, a Samsung vem usando a aquisição da Nokia por parte da Microsoft como uma “desculpa” para não pagar mais pelos royalties referentes à produção de seus gadgets Android.
“Nós não encaramos uma ação legal como algo leviano, especialmente contra uma empresa com a qual nós aproveitamos uma longa e produtiva parceria. Infelizmente, até mesmo alguns parceiros disputam em alguns momentos”, afirma David Howard, vice-presidente corporativo da Microsoft.
“Após se transformar em uma empresa líder no mercado de smartphones em todo o mundo, a Samsung decidiu no final do ano passado que iria parar de cumprir sua parte no acordo com a Microsoft. [...] Curiosamente, a Samsung não pediu ao tribunal decidir se a aquisição da Nokia realmente teria invalidado o contrato, provavelmente porque sabia que sua postura não tinha mérito”, conclui. E agora, quem será que vence essa briga?

Nenhum comentário: