Todos aqueles que já assistiram “Distrito 9″ devem imaginar que o roteirista/diretor Neill Blomkamp adora inserir interessantes mundos de ficção científica a incríveis ideias de longas-metragens. O primeiro clipe do seu mais recente trabalho, “Elysium” mostra o personagem de Matt Damon, Max De Costa, tendo que lidar com um nada simpático e burocrático robô.
O filme, que também conta com as participações dos atores brasileiros Wagner Moura e Alice Braga, se passa em um futuro onde os ultra-ricos (mais ainda que o Eike Batista) podem se dar ao luxo de deixar a arruinada Terra para trás e desfrutar do conforto, prazeres e as tecnologias de ponta da estação espacial orbital de mesmo nome.
Este é o lugar onde as doenças – inclusive o câncer – podem ser tratadas e é estritamente vigiado pela esnobe Secretária Rhodes (Jodie Foster), que garante passagem somente para os que julgarem dignos de ter acesso. Max, um ex-criminoso tentando viver longe dos problemas, é acidentalmente atingido por um choque radioativo no trabalho e descobre que tem pouco tempo de vida. E ele morrerá, exceto (é claro) que encontre uma forma de invadir a estação espacial. Mas, para isso, De Costa precisará de ajuda ilegal e fugir do terrível mercenário Kruger.