Durante o painel sobre Riddick na San Diego Comic-Con, um trailer que deveria ser restrito “vazou” e, obviamente, já está na internet. De acordo com o site JoBlo, o vídeo não segue os padrões tradicionais de um trailer e, na verdade, é uma cena tirada do meio do filme.
O lançamento do dia 6 de setembro de 2013, e que traz Vin Diesel no papel principal, foi escrito e dirigido por David Twohy. No filme, Riddick foi deixado para morrer em um planeta absurdamente ensolarado e quente (tipo verão no Rio de Janeiro). Mas não levou muito tempo até ele perceber que o planeta não estava tão desabitado como imaginava e, então, Riddick se vê forçado a lutar contra hordas de alienígenas predadores mais mortais do que qualquer humano que ele já encontrou.
A única maneira dele escapar é ativar um sinal de emergência e alertar os mercenários da sua presença, que descem rapidamente para o planeta em busca da recompensa pela sua morte. Com o tempo se esgotando e uma tempestade a caminho que certamente irá matar a todos, os caçadores não deixarão o planeta sem a cabeça de Riddick como seu troféu.