quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Lumia 520 vs Lumia 530, Vejamos quem é o Windows phone com custo mais baixo!

L530
O Nokia Lumia 530 é um dos novos dispositivos que possui Windows phone 8.1 + Lumia Denim, que já caiu nas graças do mercado em 2014. Ainda que, tecnicamente falando, o Lumia 530 seja um seguimento do Lumia 520, em alguns aspectos, é um nível abaixo, na tentativa de reduzir ainda mais o seu preço. Por essa diferença, muitos consideram o Lumia 630 uma atualização melhor para os atuais proprietários do Lumia 520.
Como é o novo processador Quad-Core 1.2 GHz snapdragon 200 Chipset encontrado no Lumia 530 comparado ao antigo, Dual-Core 1.0 GHz snapdragon S4 do Lumia 520? Vamos descobrir!
Setup
Neste teste, foi usado a multli-plataforma livre Basemark II OS software, para compararmos o desempenho de cada dispositivo. Nenhum telefone usou o cartão Micro SD, pois o aplicativo foi carregado na memória interna. Os dois telefones estão executando o software mais atual, ou seja, inclui o WP 8.1 e a atualização do Lunia Cyan. Ambos eram soft-reset antes de seus testes.
Nós rodamos o Basemark II OS para a certeza dos testes.
imagemlumias
Resultado
No geral, as marcas do app Basemark II OS reflete a intuição de que o Lumia 530 supera o Lumia 520 em quase todos os sentidos. A pontuação geral coloca o L530 com 366, enquanto que o L520, se encaixa muito abaixo, com 273.
A grande diferença, se não a maior, localiza-se no desempenho do sistema, que é parecido com a potência do processador. Com era esperado, um processador com 1.2 GHz quad-core (566 pontos) é muito melhor que um dual-core de 1.0 GHz (284 pontos), deixando os resultados surpreendentes. Do mesmo modo para os gráficos, quem foram marcados 178 para o L530 contra, apenas, 125 encontrado no L520. Sugerindo que, para jogos, o melhor aparelho é o L530.
Curiosamente, na memória o L520 foi melhor, batendo o L530, mostrando que nem todos os componentes do sistemas encontrados no novo dispositivo, são necessariamente melhores. Porém, porque o L530 tem um processador mais potente, pode superar qualquer outro aspecto encontrado no chipset.
O Lumia 530 em testes no cotidiano
windowsphone
Referências são uma coisa, mas como o telefone reage a tarefas diárias é outra. Embora mais subjetivo, o L530 sente-se animado para o lançamento de aplicativos, carregamento gráfico, transpassando que o novo chipset aperfeiçoa a experiência em possuir um dos mais baratos dispositivos com Windows Phone 8.1.
Nos termos de carregamento de jogos, o Lumia 530 esmaga o Lumia 520. Um jogo usado como exemplo foi o popular Subway Surfer que teve um tempo espantoso de 20 a 30 segundos a mais no L520 para carregar comparado ao L530. Aparentemente, o snapdragon 200 está fazendo um trabalho mais pesado no Windows phone mais recente, melhorando significativamente a experiência do usuário. Até mesmo em coisas simples como escolher de aplicativos ou anexar imagens a e-mails é mais rápido no L530 por uma margem substancial.
Nos termos de exibição, o L520 tem muito melhor contraste comparado ao L530, que parece desbotado. No entanto, o branco parece mais natural no L530. O L520 possui também ajuste automático de luminosidade e modo de legibilidade à luz solar (super brilhante), enquanto que o L530 não possui nenhum dos citados. Em troca, o L530 ganhou suporte a Dual-sim, que estrategicamente pode ser mais importante para os mercados emergentes.
Infelizmente, os testes de câmera do Basemark II OS não podem ser comparados, devido a ele não ser capaz de completa-lo no L530. O Lumia 530 omitiu o butão físico da câmera, além de perder o foco automático, o que é uma importante diferença entre ele e o Lumia 520. A qualidade de imagem a partir de fotos de amostra usando o aplicativo Nokia Camera produziu resultados semelhantes em ambos os telefones, talvez com uma ligeira vantagem para o Lumia 530 por conta saturação de cor e nitidez.
lumias
Conclusões
O mais recente Snapdragon 200 com um quad-core de 1,2 GHz  é a melhor escolha para o Windows Phone. O carregamento de jogos é draticamente mais rapido, navegar nos aplicativos e fazer atividades regulares do SO é uma experiência melhor. Porém, algumas dessas tem um preço, o L530 perde o botão de camera, autofoco e sensor de luminosidade, mas ganha suporte ao dual-sim e as teclas na tela.
Fontes: WPCentral

Nenhum comentário: