quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Prévia — Uma jornada custosa e cansativa em The Elder Scrolls Online




Já faz quase três anos que nos entregamos aos encantos de Skyrim. De lá pra cá, os jogadores tiveram tempo suficiente para realizar quase todo tipo de quest e missão que o jogo (e o conteúdo adicional de Dawnguard) tinha para oferecer.
A verdade é que muita gente está ansiosa para colocar suas mãos em The Elder Scrolls Online. Também não é para menos — afinal, com a proposta de que esta pode ser uma versão multiplayer de Skyrim, muitos jogadores estão criando expectativas de que poderão passar meses conectados aproveitando tudo que a vasta terra de Tamriel tem a oferecer.
Recentemente, a Zenimax Online Studios, responsável pelo desenvolvimento, liberou a versão Beta. Ainda não tivemos acesso ao conteúdo, mas todas as prévias de outros portais, as opiniões de editores e os vídeos nos deram uma boa ideia do que está por vir. Se você está louco para mergulhar nessa aventura, vale conferir todos os detalhes que separamos e destrinchamos.

Muitas opções na criação de personagem

A versão Beta de The Elder Scrolls Online permitiu que muita gente tivesse um gostinho considerável de diversas funcionalidades do jogo. Conforme o pessoal da Polygon mostrou em vídeo, o sistema de personalização de personagem está bem robusto.
O MMORPG da Zenimax Online Studios possibilita que o jogador escolha uma aliança e uma raça (que pode ser um humano, um orc, um humanoide com cara de animal ou um dos tantos tipos de elfos. Claro, há como escolher o gênero).
Depois de definir a classe do personagem, você tem a opção de trabalhar com um gráfico triangular que ajusta rapidamente o porte físico dele. Com um simples movimento do mouse, o personagem pode ficar musculoso, gordo ou magro.
Além de todas essas opções, o game disponibiliza as ferramentas clássicas (com barras) para alterar a altura, o tamanho do tronco, do peito, dos braços, das pernas, das mãos, dos pés e, acredite, até o volume das nádegas.
Para finalizar, há ferramentas para embelezar a face. Aqui também é possível usar o gráfico triangular que realiza uma pré-configuração, mas há como modificar vários detalhes, incluindo o cabelo e a voz. Esse não é um sistema tão completo como de outros jogos, mas é rico em opções, o que deve garantir uma variedade enorme de cidadãos pela imensidão do mapa.

Skills que não acabam mais

Assim como acontece em Skyrim, o sistema de evolução do personagem é bem simples e direto. Você pode investir seus pontos em Stamina (para correr, atacar, agachar e bloquear golpes), Magicka (que, obviamente, serve para lançar feitiços) e Health (que determina a quantidade de dano que você pode levar durante o combate).

Um dos grandes trunfos de um bom MMORPG é oferecer um sistema de habilidades inteligente e diversificado. Nesse sentido, The Elder Scrolls Online fez a lição de casa. Ao acessar o menu de skills, o jogador pode verificar uma lista de capacidades separadas em grupos: classe, arma, armadura, mundial, guilda, raça e ofício.
A quantidade de skills e as que podem ser ativadas variam conforme cada personagem, como ocorre em qualquer outro game, pois as habilidades vão depender da forma como você o treina, das armas escolhidas, das armaduras e de outros tantos detalhes. Nesse menu de skills, é possível conferir as que estão habilitadas e quais serão liberadas nos próximos níveis.
As skills de guildas são bem curiosas e muito úteis. Ao se unir a um grupo de guerreiros ou de magos, você pode usar algumas habilidades especiais daquela guilda, independente da classe do seu personagem. Isso dá certa vantagem para algumas situações específicas e certamente é um recurso bem-vindo em um título do gênero.

Não é Skyrim!

Apesar de trazer o nome “The Elder Scrolls” e, por diversas razões, pertencer ao mesmo universo dos games anteriores, o MMORPG que todos estão ansiosos para experimentar não é, de forma alguma, um game que copia todos os elementos de Skyrim — algo que foi esclarecido por diversos sites que testaram a versão Beta.
Isso pode ser um pouco decepcionante para muitos fãs da série que estão esperando ter uma versão multiplayer de Skyrim. Entretanto, essa característica não é necessariamente ruim, até porque é bem interessante que o game tenha uma identidade própria.
O problema é que algumas modificações podem piorar a experiência geral de The Elder Scrolls Online. O pessoal do VG24/7, por exemplo, disse que o jogo só consegue imitar a estética e a interface, mas é um título que se torna cansativo com muita facilidade — uma má notícia para um jogo que supostamente deve ser viciante e fazer com que o jogador passe a vida online.
A Polygon não foi tão agressiva, mas disse que o game está um pouco mais lento e comentou que os spells não são utilizados da mesma forma que no aclamado Skyrim, em que era possível atribuir diferentes encantos para cada mão do personagem. A base aqui é o velho sistema de números para ativar as magias, algo que pode limitar um pouco os combates.
O site Total Xbox, que experimentou a versão de Xbox One, comentou que o game tem realmente algumas semelhanças com Skyrim, mas que o ritmo está devagar, algo que foi compensado pelo sistema de combate que possibilita um melhor timing e posicionamento, garantindo combates mais justos e precisos.

Prepare o ânimo e o bolso!

Ainda é cedo para dizer se o jogo realmente vai decepcionar ou agradar aos fãs da série. Por ora, mesmo sendo uma versão de testes, podemos ter uma boa ideia do todo. A maioria dos elementos e das características do jogo não deve mudar, portanto podemos dizer que o game tem grande potencial e pode honrar o nome da série.
Os gráficos são de alta qualidade (não dá para dizer se estão superiores ou no mesmo nível do que vimos em Skyrim, mas certamente são satisfatórios), a diversidade de cenários é absurda, a quantidade de quests parece promissora e os demais detalhes técnicos nos dão a impressão de que tudo está de acordo com o esperado.
O problema é que o jogo talvez não agrade por fugir um pouco da mecânica de Skyrim e, o pior de tudo, é que você precisará pagar R$ 35 (conversão pela taxa de câmbio atual, baseada no valor de US$ 14,99) todo mês para poder se aventurar por Tamriel, algo que todos os sites especializados estão dizendo que não é um valor aceitável pelo que é oferecido.
Fonte:BJ

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